Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A importância do ato de ler - Paulo Freire

Pedro e Antônio tinham um obstáculo. A caminhonete em que estavam transportando material importante não poderia atravessar o atoleiro. Procuraram compreender o problema, discutiram como resolver a questão, encontraram uma resposta.

“A atitude de compreender os fatos caracteriza o ato de estudar.”
“Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.”

Com certeza esse é o  pontapé inicial de qualquer projeto de pesquisa: detectar o problema, estudá-lo, levantar questionamentos,buscar respostas. O “problema” é que eu tenho tantos questionamentos que nem sei em qual focar. Qual questão entre tantas do meu processo de ensino e de aprendizagem eu vou escolher? E, uma vez que foco é a palavra-chave, vou ficando por aqui, divagando...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Introdução à pesquisa em Letras- Prof. Antonio

Pontualidade. Dedicação. Organização. Profissionalismo. Interesse pelos alunos. Marcas deste professor.
Começamos por esta disciplina para desde o início do curso focarmos no nosso projeto e na nossa monografia de final de curso. Muitas leituras. Todas relevantes.

Palestra Profª Drª Myriam Nunes

Segundo encontro. Tivemos uma palestra com a Prof.Drª Myriam Nunes. Uma sumidade na área de Letras. E ela estava lá, a nossa disposição! A palestra foi um excelente pontapé inicial.

Primeiro encontro

Primeiro encontro. Fortes emoções. A recepção foi maravilhosa, superou qualquer expectativa. Os alunos foram recebidos no auditório pelo coordenador Professor Antônio Ferreira da Silva Junior; um dos diretores do Cefet que falou sobre a instituição,e todos os professores do curso que se apresentaram,falaram de sua formação, de seus interesses acadêmicos e suas linhas de pesquisa, e se colocaram à disposição dos alunos, deixando seus contatos. Recebemos o planejamento do curso. Fiquei impressionada com tamanha organização. Os alunos se apresentaram e falaram da sua emoção e alegria em estar ali. Eu não tenho palavras para expressar o que senti no meio de pessoas com um objetivo semelhante ao meu e dispostas a trocar seus conhecimentos e experiências.
Logo no primeiro contato, me identifiquei com a linha de pesquisa da professora Luane Fragoso: Ensino de línguas para fins específicos. Produção de material didático impresso e digital. Tecnologias na educação. Educação à distância. O processo de ensino/aprendizagem de leitura no contexto escolar e acadêmico.
Ela me aceitou como orientanda e me cadastrou como professora na plataforma Moodle, onde ela ministra dois cursos de Inglês Instrumental à distância.

O começo de tudo

Processo seletivo para a pós no Cefet, 2011. Insegurança. Me perguntei diversas vezes: devo tentar? Vou conseguir? Bom...eu consegui. A minha frase motivadora foi: ``Coragem não é ausência de medo, é agir apesar do medo”. E aqui estou eu, aluna do primeiro curso de especialização em ensino de línguas estrangeiras do Cefet-Rio, 2011.