Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o curso de especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador. São oferecidas 40 vagas para o segundo semestre deste ano.
Coordenado pela professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras (FALE), o curso é aberto a graduados, em diferentes áreas do conhecimento, que atuem no ensino de línguas, materna ou estrangeira, cabendo ao aluno, com a orientação do corpo docente, fazer as devidas adaptações para a língua que ensina. No entanto, é exigida a competência de leitura em inglês, pois parte da bibliografia é nessa língua.
Segundo a coordenadora do curso, as atividades de educação à distância (EaD) têm crescido no Brasil devido a dois fatores: o desenvolvimento de tecnologias mediadoras da interação e da informação e a legislação e política educacionais que incentivam essa modalidade de ensino. Apesar de já haver muitas iniciativas bem sucedidas, a educação a distância ainda é cercada por mitos e preconceitos, tanto de quem não a conhece como de quem a pratica. Os que não têm experiência em EaD desconfiam de sua qualidade ou acreditam que ela só serve para uma educação de massa de segunda categoria. Alguns educadores em EaD acreditam que é necessário material didático diferenciado, simplificando conteúdos e limitando o acesso ao conhecimento ali inserido. Nosso grupo se filia a outra visão de EaD, a que vê na mediação do computador e de suas tecnologias assíncronas a oportunidade de congregar pessoas em espaços geográficos diferentes, com ritmos e disponibilidades de tempos diferenciados propiciando-lhes experiências semelhantes às dos cursos presenciais. A mediação do computador dá aos participantes oportunidades idênticas de interação com os colegas e com os professores em tempo integral, de reflexão em conjunto e de construção de conhecimento de forma colaborativa, explica.
De acordo com as normas do concurso, 10% das vagas são reservadas à participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo.
A inscrição pode ser feita pela internet, através do site www.letras.ufmg.br/elmc ou pessoalmente, nos postos de atendimento da Fundep. O exame de seleção consistirá de entrevistas e avaliação de currículos. Veja o edital no site do curso. (www.letras.ufmg.br/elmc).
Parabéns, Márcia. Essa etapa você já concluiu ! :)
ResponderExcluir